Buscar
  • Motirõ Estúdio

100 ANOS DE LEGADO BAUHAUS

Atualizado: 17 de Dez de 2019


BAUHAUS, 100 anos se passaram e até hoje é a maior inspiradora do estilo moderno, seja na Arquitetura ou Interiores.

HISTÓRIA:

Foi uma escola de artes fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha.

Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto – um visual “clean”, que você encontra hoje, por exemplo, nos produtos da Apple.

O nome é uma junção de “bauen” (“para construir”, em alemão) e “haus” (“casa”). Lá, os alunos encontravam uma visão interdisciplinar pioneira – todas as artes eram apresentadas de maneira interligada. A Bauhaus unificou disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. E não desprezada nem as artes consideradas “menores” na época, por sua ligação direta com trabalhos mais manuais, como cerâmica, tecelagem e marcenaria.

A escola introduziu ainda o uso de novos materiais pré-fabricados, a simplificação dos volumes, geometrização das formas e predomínio de linhas retas, em tudo que era produzido.

Especificamente na arquitetura, a Bauhaus ficou conhecida pelas paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo a decoração. Isso para as paredes que “sobreviveram”, já que outra marca da escola foi a abolição das paredes internas (como nos lofts), somadas a amplas janelas e fachadas de vidro. Nem os telhados resistiram às inovações da Bauhaus, que popularizou as coberturas planas, transformadas em terraços.

Fonte texto: super interessante linha do tempo: casa e jardim



#bauhaus #arquitetura #design #arte

5 visualizações

© 2019 por Lucas Alves

Todos os direitos reservados

ao Motirõ Estúdio

Siga-nos nas redes sociais:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Atendimento na  Grande Vitória/ES

WhatsApp: (27) 9 9930-1218

contatomotiroestudio@gmail.com